Immunosuppression

01/02/2020

Embora várias fontes (algumas inclusive confiáveis) de língua inglesa descrevam a immunosuppression as a reduction of the activation or efficacy of the immune system, isso não corresponde à etimologia da palavra suppression.

Uma breve consulta a um bom thesaurus nos dá como sinônimos de suppression: subdue, defeat, conquer, vanquish, repress, crush, extinguish, etc...

Aqui reside o nosso problema: o sistema imunitário (nunca "imune", nem "imunológico") pode sofrer depressão e supressão, em diferentes doenças, que significam quadros inteiramente distintos.

Por exemplo, existem algumas imunodepressões primárias e algumas adquiridas (como pelo vírus da imunodeficiência imunitária) que causam imunodepressão.

O que caracteriza a "depressão imunitária" é o fato de ser parcial, atingindo apenas parte do sistema imunitário e deixando o restante funcional e preservado. Outras doenças menos associadas à depressão imunitária, mas não menos comuns, são o diabetes mellitus, a doença pulmonar obstrutiva crônica, etc.

Existem casos de imunossupressão, nos quais todo o sistema imunitário foi destruído ou está comprometido, que acarreta doenças de outra natureza. Podem ser imunodeficiências primárias congênitas graves. Podem ser ainda iatrogênicas, causadas pelo médico para fins terapêuticos, como a supressão do sistema imunitário antes do transplante de medula para evitar a rejeição do enxerto.

Outras imunodeficiências (imunodepressões) iatrogênicas comuns são as provocadas após o transplante para evitar a rejeição do órgão ou a doença do enxerto contra o hospedeiro, bem como o uso contínuo de corticoides sistêmicos para tratar doenças como a asma grave ou as doenças autoimunitárias.

Portanto, o tradutor ao se deparar com "immunosuppression" precisa fazer uma análise crítica do contexto. Na dúvida, deixe sinalizado para o revisor científico.