Dog and cat bites

17/11/2020

As feridas por mordedura ou mordida (bites wounds) de cães e gatos podem causar morbidade importante (significant morbidity).

Estamos falando de dezenas de milhões de casos por ano de mordidas de cães, os gatos vêm em segundo lugar em número de casos, mas não em complicações.

As potenciais complicações (potential complications) são:

Infecção da ferida (wound infection):

• celulite (cellulitis)
  • abscessos (abscesses)
  • tenosinovite (tenosynovitis)
  • osteomielite (osteomyelitis)
  • artrite séptica (septic arthritis) — mais comum na mordida do gato por seus dentes serem pontiagudos e penetrantes
  • sepse (sepsis) — complicação potencial nos pacientes com comprometimento imunitário

As mordeduras podem ser do tipo:

• laceração (laceration-type bite)
  • esmagamento (crush-type bite)
  • perfuração (puncture-type bite)
  • escoriação ou arranhadura (abrasion/scratch-type bites)

A raiva (rabies) é a principal preocupação em caso de mordedura de cães e gatos por ser uma doença de altíssima letalidade. Até a o início da década passada a letalidade da raiva era de 100% — ou seja, todas as pessoas que contraíam a doença morriam. Hoje em dia já existem tratamentos experimentais para os pacientes que não fizeram a imunização e contraem a doença — inclusive um tratamento criado no Brasil — com casos de sobreviventes à doença.

Por isso é fundamental procurar atendimento médico em caso de mordedura de animais, mesmo os domésticos, para que seja feita a avaliação profissional da necessidade de imunização antirrábica (rabies vaccination), o que evita a doença.

Também será necessário fazer a atualização da imunização antitetânica (tetanus vaccination).

O principal microrganismo que causa infecção na mordida do gato é a Pasteurella multocida, que pode evoluir para sepse; em geral as infecções causadas por mordeduras de cães e gatos são polimicrobianas (polymicrobrial etiology).

Existem duas "escolas" na medicina em relação à infecção no caso de mordedura de animais ou humanos:

• é necessário fazer a profilaxia da infecção com antimicrobianos
  • a ferida já está infectada por definição, devido aos microrganismos que compõem a flora oral dos animais ou do ser humano, então os antimicrobianos são administrados como tratamento

Embora pareça preciosismo, isso determinará a dose e a duração da administração dos antimicrobianos.