A trial of treatment

02/11/2020

A trial of treatment ou therapeutic test — em português teste terapêutico ou prova terapêutica — não deve ser confundido com os experimentos terapêuticos ou a avaliação de medicamentos experimentais feitos em ensaios clínicos.

O teste terapêutico, diferentemente do experimento terapêutico, é a utilização de um procedimento terapêutico de valor comprovado com o objetivo de testar a resposta de certas manifestações clínicas da doença à sua administração, comprovando ou descartando a suspeita diagnóstica.

Por exemplo, na suspeita da doença do refluxo gastroesofágico em um local geográfico onde não existam recursos diagnósticos complexos, como a endoscopia digestiva, o teste terapêutico com omeprazol tem 98% de sensibilidade

Ou seja, quando o paciente tem sinais e sintomas sugestivos da doença do refluxo gastroesofágico e o médico não tem recursos para firmar o diagnóstico, a remissão dos sinais e sintomas com a administração do omeprazol, medicamento indicado para o tratamento desta doença, confirma o diagnóstico.

Trata-se na verdade de um procedimento diagnóstico efetuado por meio do tratamento empírico.

O teste terapêutico só deve ser usado após o esgotamento todas as etapas de diagnóstico clínico e laboratorial

Só´tem valor quando uma única medida terapêutica é aplicada de cada vez.

É um recurso extremamente útil para o tratamento de doenças cuja comprovação diagnóstica laboratorial ou por exame de imagens pode ser difícil — ou equívoca — como, por exemplo, a tuberculose.