Vegetable-enriched diet

06/02/2020

Essa é uma frase que parece simples, mas é traiçoeira para o tradutor; vamos por partes.

É importante não confundir alimentação com dieta; embora os falantes da língua inglesa usem diet nos dois casos, em português diferenciamos aquilo que comemos normalmente (nossa alimentação, ou seja, os alimentos que ingerimos) de uma dieta,  que é uma alimentação de caráter restritivo, em geral provisório, visando algum objetivo bem determinado.

Por exemplo, fazemos dieta para perder peso. Ou fazemos dieta específica para fazer algum exame complementar solicitado pelo médico. Ou fazemos dieta para ajudar tratar uma gastroenterite. Não é a mesma coisa que a alimentação.

Voltando ao tema da postagem, entendemos que o assunto é uma alimentação mais saudável, contendo vegetais, plantas, tubérculos, raízes, hortaliças, legumes e frutas (que os autores de língua inglesa colocam todos sob o termo genérico plant). Será que se usarmos o termo "plantas" é isso o que o nosso leitor vai entender? Talvez uma opção melhor seja falar em produtos da horta e do pomar?

E, por fim, chegamos à falácia: enriched. "Alimento enriquecido" dá a ideia de que o alimento já é completo e suficiente em si mesmo, mas acrescentamos "um algo  mais" para ter um ganho complementar. Como se o paciente que almoce todo dia arroz- feijão-carne-farofa-batata frita na verdade já estivesse fazendo uma alimentação adequada e estivesse perfeitamente nutrido e os produtos da horta e do pomar fossem apenas um complemento perfunctório.

Nada mais distante da realidade.

A refeição mencionada acima (principal refeição de milhões de brasileiros) carece de nutrientes básicos como vitaminas e sais minerais, além de conter nutrientes sabidamente nocivos, como frituras por exemplo. Então, não se trata de "enriquecer" essa alimentação, sim de adequá-la.

Tenho a impressão que tendemos a esquecer que somos onívoros (ou polífagos), ou seja, que para que o nosso organismo obtenha os elementos necessários para seu funcionamento saudável precisamos ter uma alimentação variada, de preferência sem aditivos (adoçantes, sal, corantes, estabilizantes, realçantes de sabor, etc. & tal).

Por isso muita atenção ao fazer essa tradução: é armadilha!