Underpowered study

08/02/2020

Contexto: estatística

É sempre fundamental identificar o contexto para poder situar o significado da tradução.

O "poder" do estudo está relacionado com o tamanho da amostra, ou seja, o número de participantes.

Parece complicado, mas é bem simples: o estudo (ou o ensaio clínico) precisa ter um número adequado de participantes para assegurar a fidedignidade dos seus dados (leia-se, seus resultados).

Se você tiver um estudo com um número muito pequeno de participantes você pode deixar de identificar questões importantes (faltarem dados) e na linguagem científica isso se chama um estudo sem poder estatístico suficiente.

Por que "poder" e por que "estatístico"?

Poder porque o tamanho da amostra vai determinar se existe a possibilidade de analisar os dados e chegar a alguma conclusão. Estatístico porque a ciência que trata os dados é a estatística, as análises dos dados são feitas por meio da estatística. Portanto, o poder de analisar ou não os dados é estatístico.

Só para não deixar de fora do assunto, o tamanho da amostra também pode ser inadequado por excesso de participantes, mas neste caso o problema não é estatístico, é financeiro: o estudo se torna dispendioso sem que isso traga nenhum benefício estatístico (ou seja, não traga benefícios para os seus resultados que são o objetivo da pesquisa).

Os interessados podem ler este artigo que explica muito bem tudo isso.