Underlying medical condition

14/10/2020

O termo mais castiço na linguagem médica é esse, doença de base (primary disease ou underlying disease), mencionado inclusive por Simônides Bacelar e colaboradores em um artigo sobre a linguagem médica

Pode também ser chamada de doença preexistente (assim mesmo, sem acento agudo nem hífen) ou pre-existing condition.

Costuma ser traduzida como doença subjacente, que no meu entendimento não tem o mesmo significado: a doença de base é a doença crônica que o paciente tem, independentemente do seu estado de saúde no momento.

Por exemplo, o paciente tem diabetes como doença de base, mas sua doença está compensada e no momento ele não tem queixas. Isso é a doença de base.

A doença subjacente, como indica o próprio significado do termo ("estar embaixo"), é uma doença que o paciente apresenta além de outro quadro clínico naquele momento.

Há duas interpretações possíveis:

• é a etiologia da doença sobrejacente (tem relação de causalidade) ou
  • é simplesmente uma doença concomitante ou coexistente (concomitant ou coexisting disease), ou como gostam os fãs da língua inglesa, é uma comorbidade (comorbid condition), ou seja, não tem relação de causalidade.

Por exemplo, o nosso paciente com diabetes ali em cima pega covid-19: a doença de base é o diabetes mellitus e a doença aguda é a covid-19. Agora, o nosso paciente que tem diabetes como doença de base, pegou covid-19 e evolui com um trombo arterial: a doença de base é o diabetes; a doença subjacente à tromboembolia é a covid-19 e o quadro agudo é a trombose: isso faz com que o diabetes e a covid-19 sejam doenças concomitantes ou coexistentes (ou comorbidades) à oclusão arterial.

Outra interpretação possível é que a doença subjacente não tenha relação de causalidade com o quadro clínico apresentado no momento e, neste caso, "subjacente" não tem razão de ser, pois substitui mal a terminologia mais apropriada doença de base.

Em síntese: a doença crônica é a doença de base; a doença crônica ou aguda que dá origem a complicações (outras doenças) é a doença subjacente. A doença de base e as outras, quando ocorrem ao mesmo tempo, são doenças concomitantes, coexistentes ou comorbidades.