Pedal pulses

04/08/2020

Present é uma daquelas palavras-coringa, que você encontra aos quilos no original. Sugiro que ao se deparar com present sempre desconfie se não há alternativas melhores.

Algumas tecnicalidades:

Os pulsos periféricos são os locais nos quais as artérias são suficientemente superficiais para podermos palpar e sentir a sua pulsação (batimento), que representa a frequência cardíaca.

Existem também locais de observação de pulsos venosos, que não são palpáveis por causa das características anatômicas das veias.

Por isso, embora usemos o termo pulso na linguagem oral para designar a região anatômica entre o antebraço e a mão, é preferível chamá-la de punho e reservar pulso para as ondas de fluxo de sangue perceptíveis ao palpar as artérias.

Os pulsos precisam ser palpáveis para podermos contar os batimentos cardíacos por minuto, verificar a intensidade do fluxo, o ritmo e suas alterações, etc.

Sua diminuição importante ou ausência revela comprometimento do suprimento de sangue para aquela região ou para o organismo como um todo (sangue = vida) .

Existem vários adjetivos qualificativos dos pulsos periféricos e centrais que dão informações importantes para os médicos, essa terminologia pode ser encontrada nos livros de Semiologia Médica.

Quando tudo está bem os pulsos periféricos são descritos como isócronos, isótonos e isóbaros ou simplesmente "simétricos".