Laser Nd:YAG

20/06/2020


O nome é uma sigla do seu nome em língua inglesa: Neodymium-doped yttrium aluminium garnet.

É um dispositivo de emissão laser com óxido de ítrio e alumínio cristalino cuja rede faz o papel de "anfitrião" já que está dopada com neodímio que faz o papel de "hóspede" formando uma variedade de granada*.

É um dispositivo para tratamento a laser (lembrando que o termo "laser" também é sigla de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) e que o Volp considera palavra estrangeira, logo deve ser grafada em itálico.

É usado na pele para obstruir os vasos que nutrem os pelos, fazendo a epilação (hair removal), eliminando vasos visíveis (visible vessels) lesões vasculares (vascular lesions), manchas na pele (discoloration of the skin) e remoção de tatuagens (tattoo removal).

Vale lembrar

  • Na química a dopagem é um processo químico pelo qual átomos estranhos são introduzidos na estrutura cristalina de uma substância, por isso o Nd:YAG é definido "dopado com neodímio"
  • Ainda na química, granada é um grupo de minerais ortossilicáticos, isométricos, com fórmula geral a3b2(SiO4)3 ("a" pode ser Ca,Mg,Fe2,Mn2 e "b", Al, Fe3, Mn3,V3,Cr), por isso o Nd:YAG é um laser de "granada de ítrio".



*Referência:

  1. A. Yariv, Quantum Electronics, 3ª Ed., Wiley (1989). ISBN 0-471-60997-8. p. 208-211.