Donning & doffing

08/08/2020


O post de hoje foi sobre doning & doffing PPE: se paramentar e desparamentar do equipamento de proteção individual (EPI).

A paramentação e desparamentação do EPI é um momento crítico no qual o profissional que trabalha na saúde pode se contaminar.

Não é novidade na saúde, e a prática médica exige assepsia e antissepsia em vários procedimentos ambulatoriais e, sobretudo, em todo o ambiente cirúrgico.

Por isso existem protocolos que ensinam o modo adequado de paramentação e desparamentação a fim de evitar a contaminação durante o processo.

Em uma revisão da Cochrane a mediana de contaminação foi de 25% no grupo da intervenção e 67% no grupo de controle em 18 estudos de contaminação simulada. 

Isso é muita coisa.

O que dá uma ideia da importância das instruções de paramentação e desparamentação serem precisas, inequívocas e de fácil compreensão pelos profissionais da saúde.

A Nota técnica 4/2020 da Anvisa traz essas orientações, sendo uma boa fonte de consulta terminológica.

Em tempo: equipamento no singular, já que seu significado segundo o Aulete é o "conjunto de instalações e apetrechos necessários a uma dada atividade". O equipamento é formado por vários itens, mas ele fica no singular.