Childbearing years

02/10/2020

A "idade fértil" é o período entre a menarca  (menarche) — primeira menstruação — e a menopausa (menopause) — encerramento do ciclo menstrual (menstrual cycle).

Durante esse período a mulher tem ciclos menstruais determinados pelas concentrações hormonais (hormone levelscuja finalidade é possibilitar a reprodução (reproduction).

As duas principais fases do ciclo menstrual (menstrual cycle phases) são a ovulação (ovulation), que ocorre no meio do ciclo (mid cycle) e a menstruação, (menstruation, menses) que o encerra.

Na ovulação o óvulo maduro (mature egg) é liberado pelo ovário (ovary) e entra na tuba uterina (uterine tube) (antiga trompa de Falópio), local onde ocorre o encontro com o espermatozoide quando há fecundação (fertilization ou fecundation).

É comum a mulher sentir dor pélvica ou no baixo-ventre durante a ovulação. Essa dor é chamada ainda hoje de Mittelschmerz na linguagem médica ("dor do meio" do ciclo em alemão).

Como as mulheres têm dois ovários e duas tubas uterinas, a ovulação ocorre em cada ovário alternadamente nos ciclos e a Mittelschmerz se localiza no lado do ovário que está ovulando (direito ou esquerdo) nas mulheres que a sentem.

A menstruação é a eliminação de toda a preparação fisiológica para a gestação que não ocorreu, dando início a um novo ciclo

O período pré-menstrual (premenstrual) é um período de modificação hormonal (hormonal changes) que pode trazer desconforto para a mulher, tanto físico como psíquico. A própria menstruação pode ser dolorosa e ser acompanhada de vários sinais e sintomas.

Curiosidade: em língua inglesa fala-se muito em "pós-menopausa" (postmenopausal) o que não faz muito sentido fisiológico; se você entrou na menopausa vai continuar nela até o fim da vida

É como falar "pós-idoso" para quem tem mais de 60 anos, causa estranhamento e desconforto.

Em tempo: esse é um erro do original, proveniente da confusão entre o climatério (climateric), que é o período de alterações hormonais e com sinais e sintomas que antecede e prenuncia a menopausa e a menopausa propriamente dita, quando simplesmente já não ocorre mais o ciclo reprodutivo fisiológico, ou seja, a mulher tem amenorreia (amenorrhea) (ausência de menstruação) e alterações hormonais definitivas.

Não existe nenhum período fisiológico "após a menopausa".,