Checkpoint inhibitors

11/09/2020


Os checkpoint inhibitors ou inibidores do ponto de controle — algumas vezes traduzidos como inibidores do ponto de verificação — são imunoterápicos utilizados na oncologia para o tratamento de vários tipos de câncer. São uma classe relativamente nova de antineoplásicos.

O sistema imunitário* na sua defesa do organismo ataca e destrói as células anômalas (algumas vezes também as células normais, mas isso é outra conversa). 

Para isso, usa pontos de verificação ou moléculas de controle nas células do sistema imunitário que precisam ser ativadas (ou desativadas) para deflagrar a resposta imunitária. 

Em inglês, são chamados de check point inhibitors, ou inibidores dos pontos de controle. Algumas células cancerosas (não confundir com cancerígenas), podem usar esses pontos de controle para evitar o ataque do sistema imunitário. Os imunoterápicos têm como alvo esses pontos de controle, restabelecendo a atividade destas células imunitárias no combate às células cancerosas


*É preciso muita atenção com essa terminologia: imunitário diz respeito à imunidade; imunológico diz respeito à imunologia e imune significa aquilo que tem imunidade ou resistência. Logo immune system não é sistema imune, porque o próprio sistema não é imune a nada — o sistema imunitário confere imunidade. Sistema imunológico também não é adequado, pois não é um sistema que diga respeito à imunologia, o sistema é na verdade objeto de estudo da imunologia. Logo, trata-se do sistema imunitário, que diz respeito aos processos de imunidade do organismo.