Abdominal guarding

28/09/2020

O sinal de defesa abdominal ou rigidez da parede abdominal  é visto nos casos de abdome agudo. A defesa abdominal pode ser voluntária ou involuntária (espasmo muscular) e, neste último caso, ocorre o que é denominado de "abdome em tábua".

A defesa abdominal involuntária é indicativa de peritonite localizada ou generalizada.

O abdome agudo é um quadro de dor abdominal de forte intensidade, com ou sem comemorativos*, em geral há menos de 72 horas — podendo ser de até sete dias. 

Esses quadros costumam ser cirúrgicos e devem ser avaliados pela cirurgia que irá indicar ou descartar a operação.

A etiologia do abdome agudo também pode ser clínica  e, uma vez descartada a indicação cirúrgica — cuja avaliação tem precedência sobre a clínica tendo em vista a possibilidade de exigir uma intervenção de urgência — deverá ser investigada até a obtenção do diagnóstico etiológico.


*Na semiologia médica o termo comemorativos indica sinais e sintomas inespecíficos concomitantes à queixa principal. Por exemplo, dor na fossa ilíaca direita acompanhada de náuseas**, vômitos**, febre, irradiação para membro inferior direito — esses todos são "comemorativos" decorrentes do problema que é a dor na fossa ilíaca direita.

**Sempre no plural, não têm unidade.